Blog num Site Empresarial é Vital

Blog num Site Empresarial é Vital - MEDIA DIGITAL

Blog num Site Empresarial é Vital

Muitos empresários assustam-se com a ideia de ter um blog no site. Questionam: “Precisamos mesmo de ter um blog? Os blogs não são só para sites pessoais?” Mas a verdade é que um blog num site empresarial é vital.

Os blogs são uma boa maneira de aumentar o conteúdo de um site e o Google tende a favorecer sites que têm muito conteúdo. Escrever frequentemente artigos com conteúdo relevante, de alta qualidade, otimizar artigos para diferentes palavras-chaves, vai gerar um maior número de visitas ao site.

E para o SEO?

Blogging e SEO (Search Engine Optimization/ Optimização para Motores de Busca) estão ligados. Ter um blog, aumenta a oportunidade de ganhar links de entrada para o site. Uma grande quantidade de artigos de qualidade aumenta a possibilidade de outras pessoas descobrirem o conteúdo e,  se gostarem, e for útil, sentem-se motivadas a visitar o site.

10 benefícios que um Blog pode trazer ao seu site:

1. Aumenta o tráfego de pesquisa

Relativamente aos rankings nos mecanismos de pesquisa, à medida que adiciona mais conteúdo ao site, mais páginas do seu domínio são indexadas nos motores de busca (Gloogle, Bing, etc.…). Isso melhora a visibilidade da pesquisa orgânica (não paga) e aumenta o tráfego do site. Quanto mais posts (artigos) tiver, mais oportunidade terá de utilizar diferentes palavras-chave.

Ao apresentar um blog como uma parte fundamental do seu site, terá mais 434% de probabilidade de o mesmo ser bem classificado nos motores de busca. (Fonte: Tech Client)

2. Humaniza a marca

O blog oferece à empresa uma maneira diferente de abordar questões de interesse dos seus clientes e potenciais clientes. Além disso permite-lhe partilhar informação sobre o que apaixona a empresa e os seus funcionários. Os seus posts oferecem uma oportunidade única de partilhar a sua voz e personalidade, criando confiança e aumentando a proximidade da sua marca com o seu público-alvo.

3. Suporta iniciativas nas redes sociais

É difícil ser ativo nas redes sociais sem ter conteúdo exclusivo e de boa qualidade. Partilhar conteúdo de outras pessoas nas redes sociais é ótimo, mas em dad altura todos temos como objetivo direcionar esses leads (oportunidades) para o nosso próprio site. À medida que partilhamos os posts nas redes sociais, aumentamos o tráfego para o site.

4. Aumenta a visibilidade e notoriedade

Um blog é das melhores maneiras de se posicionar ou ser uma referência na sua área, pois oferece uma plataforma para partilhar informações e insights importantes relacionados com o seu setor de actividade. À medida que a notoriedade da sua empresa aumenta, aumentam igualmente a confiança e familiaridade dos seus clientes e potenciais clientes, sendo estes factores cruciais no momento da decisão de compra.

5. Melhora as taxas de conversão (Potenciais Clientes em Clientes)

Um blog ativo significa que a empresa está bem viva. Se não for possível atualizar o blog com alguma frequência, o melhor é mesmo não o ter. Um blog com conteúdo de qualidade, ajuda a aumentar a lealdade à marca, aumentando ainda as suas taxas de retorno em relação aos investimentos promocionais que possa realizar (ROI).

Os potenciais clientes consomem conteúdo antes de tomar uma decisão de compra – na verdade, 47% visualizaram 3 a 5 conteúdos antes de dar o primeiro passo para fazer uma compra. (Fonte: Hubspot)

6. Ajuda a gerar links de entrada

Ter links de entrada de alta qualidade para o site é um dos três pilares do SEO. No entanto, sem blog, pode ser mais complicado obter links externos para o site. Quando adiciona um novo conteúdo que pode também ser utilizado por outros bloggers e medias, aumenta naturalmente o número de links externos para o seu website. Esses links são importantes para SEO, mas também podem gerar um significativo tráfego de referência para o seu site.

7. Melhora a classificação de consultas de pesquisa "long-tail"* (cauda longa)

Um site sem um blog, tem uma classificação inferior em pesquisas que utilizam conjuntos de palavras ou expressões. Um qualquer website poderá classificar com êxito as palavras-chave específicas associadas à sua área de actividade. No entanto, sem um blog, terá maior dificuldade em ser bem sucedido na utilização de expressões como palavras-chave de pesquisa. Por exemplo: “Como tirar vinho tinto da seda”.
Quanto mais conteúdo tiver, maior será a probabilidade de o seu website aparecer nos primeiros resultados de pesquisa quando os termos utilizados na mesma são expressões e não palavras-chave comuns. Embora menos comuns do que palavras-chave simples a utilização de expressões como palavra-chave tem uma conversão mais alta.

8. Aumento de leads* (oportunidades)

Pesquisas mostram que quanto mais páginas um site tem, mais leads ele recebe. Por exemplo, websites com 401-1000 páginas de conteúdo obtêm 6x mais leads do que aqueles com 51-100. Mais conteúdo significa preenchimento de formulários de contacto com recolha de informação, solicitações de e-mail, pedidos de cotação, etc. Tudo isto resulta no potencial aumento das oportunidades de negócio.

Em média, os websites com blog obtêm mais 67% de leads por mês do que aqueles sem blog. (Fonte: DemandMetric)

9. Temas de conversa

O blog oferece a oportunidade de se relacionar com clientes e potenciais clientes. Sinaliza aos visitantes que está aberto a comentários, e até críticas. Conhecer a opinião dos seus potenciais clientes é valioso para o seu negócio. Essa informação permite-lhe levar a cabo iniciativas de marketing com base na informação que conseguiu apreender ou recolher.

10. Publicação regular de conteúdos = maior visibilidade

O Google recompensa websites com novos conteúdos adicionados regularmente, dando-lhes maior visibilidade. O conteúdo recente deve ser oportuno ou relacionado com notícias, aumentando a sua exposição às tendências de pesquisa. Mais conteúdo significa mais oportunidades para adicionar links internos. Este aumento de ligações internas melhora o ranking do website junto dos motores de busca.

Resumindo….

Criar um blog no website da sua empresa é uma das melhores maneiras para se diferenciar da concorrência. Aumenta o trafego de pesquisa, a confiança do cliente na empresa/marca e potencia um acréscimo de vendas. O blog permite às pequenas empresas, com custos relativamente reduzidos, a oportunidade de disputar com grandes empresas e orçamentos a atenção e o interesse de potenciais clientes.

Está convencido?

Na Media Digital temos uma vasta experiência na criação de conteúdos de qualidade e podemos ajudá-lo a tirar o melhor proveito do blog do seu site de forma a potenciar a sua marca e o seu negócio.
Fale CONNOSCO!

Glossário:
* Long-tail – As palavras-chave “long tail” são expressões ou termos de pesquisa mais específicos e geralmente mais longos. Por exemplo, podemos pesquisar pelo termo “sapatos” ou podemos utilizar uma expressão mais específica como “sapatos vermelhos de cerimónia”. As expressões “long-tail” são mais utilizados por quem sabe o que procura, ou seja, quem está numa fase de tomar a decisão de fazer a compra.
*Lead – É um potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

EnglishEspañolFrançaisDeutschItalianoPortuguês