Implantação da República

Implantação da República - Media Digital

5 de outubro – Implantação da República

És português? Então deves saber que hoje é o nosso feriado nacional certo? Esta é uma das datas que não pode ficar no esquecimento de nenhum português.

Foi no dia 5 de outubro de 1910 que ocorreu a implantação da República em Portugal. Foi às 9h da manhã que se realizou a proclamação da República nas varandas da Câmara Municipal de Lisboa. Foi nesse dia e graças a uma revolução, que a monarquia passou a ser substituída por uma república. Com esta ação Portugal passaria a ser governado por um presidente eleito pelos portugueses que iria apenas governar durante alguns anos e não por um rei.

Mas vamos voltar um bocadinho atrás… Ao assassinato do rei. O regicídio, nome que é dado ao acontecimento quando o rei ou rainha são assassinados. Foi mais precisamente no dia 1 de fevereiro de 1908 que a família real atravessava o terreiro do paço e um grupo de pessoas começou a atirar sobre eles, acabando por resultar na morte do Rei e do seu filho mais velho. Este acontecimento fez com que gerasse uma enorme violência na vida publica do país. Com todos estes acontecimentos, o filho mais novo do rei foi obrigado a subir ao trono e devido a falta de preparação para governar, a fúria republicana contra a monarquia ganhou mais força e teve todas as condições para a revolução e implantação da República Portuguesa.

Acompanhado com esse acontecimento temos dois símbolos que refletem todos os momentos e acontecimentos vividos naquela época.

Hino Nacional

Conhecido também como “Portuguesa”, é uma canção de protesto na sequência do ultimato inglês, composto em 1890. Que mais tarde foi adotado pelos republicanos onde voltou a ganhar voz e a ouvir-se pelas ruas e passou a ser o Hino Nacional em 19 de junho de 1911 pela Assembleia Constitutiva.

Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional tem vários elementos que se destacam. O verde, cor da natureza que simboliza a liberdade. O vermelho, cor de sangue que representa a vida. A esfera armilar que simboliza todo o mundo descoberto pelos navegadores Portugueses. Os sete castelos que simbolizam a independência de Portugal. Por último, o escudo com as cinco quinas que representa o nascimento da Nação.

Este é apenas um resumo dos acontecimentos vividos no 5 de outubro de 1910 e a importância que tem nos nossos dias de hoje. Viva Portugal!

Agora que já ficaste a saber um pouco mais sobre a história deste dia, resta-nos desejar-te a continuação de um bom feriado.

English EN Español ES Français FR Deutsch DE Italiano IT Português PT