Marketing de Afiliados – Ganham Todos

Marketing de Afiliados – Ganham Todos - MEDIA DIGITAL

No Marketing de Afiliados ganham todos!

Já ouviu falar de Marketing de Afiliados?

Para explicar o que significa o marketing de afiliados decidimos recorrer aos melhores especialistas na área. Neil Patel, é considerado um dos top10 marketers (Forbes) e refere que a melhor definição para marketing de afiliados é:

“O processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas). Você encontra um produto da sua preferência, promove-o a outros e ganha uma parte do lucro de cada venda que fizer.”

O modelo de negócio do marketing de afiliados não é novo. Este tipo de trabalho por comissionamento já existe há centenas de anos. Um exemplo deste modelo de negócio são os mediadores de seguros que divulgam os seguros, fora e dentro da internet, e ganham uma comissão sobre cada contrato celebrado.

A gigante Amazon foi quem criou o primeiro programa de afiliados em 1996. Este programa está ainda ativo e foi um dos principais responsáveis pelo rápido crescimento da empresa americana.

Este mercado é geralmente gerido por uma rede de afiliados, que é composta por 2 grupos funcionais diferentes. O grupo de afiliados e o grupo de comerciantes. A terceira parte envolvida é o consumidor.

As 3 Partes Envolvidas:

  • Comerciante

    A Empresa ou indivíduo que vende um produto ou serviço.

  • Afiliado

    A pessoa singular ou coletiva que promove o produto.

  • Consumidor

    Quem compra o produto/serviço.

Existem programas de afiliados em quase todas as áreas de negócio que possa imaginar. Este programas promovem o produto através de uma equipa dedicada ou recorrem a freelancers.

Onde é feita a promoção dos produtos e por quem?

A promoção dos produtos/serviços pode ser efetuada por diversos meios. O recurso a Blogs ou sites dedicados é o modo mais comum.

O outdoorgearlab.com, dedicado a avaliações sobre equipamento outdoor, ou o thisiswhyimbroke.com focado em presentes divertidos e itens virais, são 2 exemplos bem-sucedidos de sites afiliados da Amazon. O primeiro recebe cerca de 1,60 milhões de visitas por mês e mais de 10 mil fans no Facebook. O segundo, está no topo da lista dos mais bem-sucedidos, e recebe mais 8.6 milhões de visitas por mês e mais de 43 mil fans no Facebook.

O marketing de afiliados traz benefícios tanto para o comerciante como para o afiliado. Trabalhando em conjunto poderão alcançar uma parceria bastante proveitosa.

Este é um negócio fácil de iniciar, sem custos para aderir e que pode conseguir tê-lo em pleno funcionamento em apenas alguns dias. Contudo, tem de ponderar como é que vai conseguir gerar tráfego para o seu site e como é que vai promover os produtos de forma a destacar-se da concorrência.

EnglishEspañolFrançaisDeutschItalianoPortuguês