Marketing Digital? Sprint Ou Maratona?

Marketing digital? by mediadigital

As maratonas são longas, duras e emocionantes corridas que exigem imensa dedicação e perseverança. O marketing digital não é diferente. Na verdade, podemos dar mais um passo e dizer que não é apenas como uma maratona regular, é mais como uma das maratonas mais difíceis do mundo. O que é que o torna tão difícil? Vamos explicar :

A maioria dos maratonistas tenta correr sem formação.

Imagine-se a decidir um dia que quer começar a correr. É provável que não comece com uma maratona. E mesmo que o fizesse, encontraria um programa de treino para o ajudar.

Muitos profissionais decidem começar a competir em digital marketing todos os dias. Eles não vêm isto de todo como um grande empreendimento. Não pensam certamente em toda a formação e prática que precisam de empreender antes de poderem fazer algo próximo de competir no seu campo.

De que tipo de formação necessitam? Um maratonista tem de olhar para muitos aspetos diferentes da sua saúde e desempenho e elaborar um plano que funcione para ele.

Um marketeer deve fazer o mesmo. Algumas das coisas que devem ser consideradas:

  • Qual é o estado do seu negócio neste momento?
  • Quando é que gostaria de dar os seus passos de marketing e começar a ver resultados sólidos?
  • Que ferramentas têm à sua disposição?
  • Que tipo de compromisso pode assumir com a formação?
  • Quem pode apoiar a sua formação?

Marketing Digital é um desporto de resistência.

Trata-se de aparecer, esteja sol ou chuva, e fazer o trabalho.

Os melhores profissionais de digital marketing aproveitam todas as oportunidades de treino que lhes são dadas.

Colocam as horas – escrevendo blogs úteis e perspicazes, envolvendo-se com os seus pares e potenciais clientes nas redes sociais, participando em eventos da indústria, e expandindo os seus conhecimentos. Constroem os alicerces do seu negócio online para se certificarem de que não estão a arriscar o potencial do seu negócio com pequenos erros de estratégias ou conteúdo mal trabalhado. Eles criam. Envolvem-se. Eles respondem. Contribuem todos os dias para o seu sucesso.

Empenham-se.

Lembre-se, para ter sucesso, os maratonistas estabelecem um ritmo que podem manter. Leve isso a sério. Certifique-se de que estabeleceu objetivos realistas para o que quer alcançar e quanto tempo. O esgotamento é real. O treinamento excessivo não é divertido nem benéfico. Comece devagar. Sinta o trabalho. Encontre o seu ritmo natural e a sua voz. Tire algum tempo para avaliar o que está a trabalhar para si e o que não está. Esta análise é essencial.

No marketing, a qualidade é sempre melhor do que a quantidade. Quer que as pessoas saibam que o seu negócio é valioso. Por isso, reserve algum tempo para se certificar de que quando aparecer – seja num post de blog, num comentário ou num discurso – certifique-se de que está a trazer valor. Faça ligações reais e humanas com as pessoas.

Concentre-se em cada passo sem perder de vista o objetivo final

O facto é que as maratonas não são para todos. É preciso um tipo especial de dedicação para ver o seu objetivo concretizado. Para ser capaz de se concentrar num único passo – especialmente quando é difícil – e não deixar que isso o pare. Para continuar a colocar um pé na frente do outro.

Por vezes é difícil manter a consistência – especialmente quando pode não estar a ver o fruto do seu esforço. Mas esse é a dificuldade desta maratona do marketing. Continuar e nunca parar. Porque no marketing, nunca se sabe quando é que a sua dedicação e esforço irá compensar.

Mas irá compensar!

A sua rede irá crescer. A confiança das pessoas em si também. A sua reputação como uma fonte fiável de informação valiosa atrairá mais pessoas para o seu conteúdo. E o seu negócio irá crescer.

E a cada campanha ou evento bem-sucedido, o seu coração irá disparar, a sua adrenalina irá correr pelo seu corpo.

Sentirá que está no caminho certo. E estará ansioso por continuar a correr. E é disso que se trata.

 

English EN Español ES Français FR Deutsch DE Italiano IT Português PT